Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é muito mais que um livro, trata-se de um best-seller que poderia ser considerado como um estilo de vida a ser seguido.

Não somente de ensinamentos ao empreendedorismo vive as linhas escritas por Carnegie, mas também de pilares educacionais incríveis para qualquer nível da sociedade.

Desde como devemos tratar as pessoas, até como devemos olhar para nós mesmos, em tudo aquilo que fazemos diariamente.

Não por pouco, atualmente Carnegie é conhecido em todo o mundo pelos belos livros que escreveu, além de cursos próprios que ainda seguem sendo ministrados.

Então, caso ainda não tenha lido e queria conhecer um pouco dos ensinamentos repassados pelo livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, acompanhe-nos abaixo nesta breve leitura.

Leia conosco as 5 principais lições deste belo livro:

Prestar Atenção a Si

Devemos praticar a auto análise

Devemos praticar a auto análise

Uma das teclas que o livro mais toca é sobre prestar maior atenção a si próprio do que ao outro, mas como fazer isso?

Dentre as primeira lições, a principal está no primeiro capítulo, a qual diz: nunca devemos criticar, condenar ou reclamar sobre algo que alguém está fazendo.

Por mais que possamos entender sobre aquele assunto, jamais iremos conhecer o contexto da ação em sua plenitude.

Mas, a causa da escolha do escritor não está diretamente ligada a não criticar ao outro, mas sim olhar a si próprio.

Isso acontece porque muitas vezes gastamos tempo demasiadamente dando atenção aquilo que não nos fará crescer.

Ou seja, enquanto estamos julgando ou criticando alguém, poderíamos estar nos auto analisando para uma melhora considerável no meio próprio.

Pare para pensar, quantas vezes já deixou de rever seus conceitos antes de julgar o próximo?

Julgar é algo comum que podemos fazer em nosso cotidiano, mas que com força de vontade podemos adequar de maneira melhor. Continue lendo!

Cooperar e Receber

Nem tudo está relacionado a ganhar para si próprio, muitas vezes cooperar é mais lucrativo do que somente almejar o lado financeiro.

Quantas vezes você não lembrou de alguém que lhe ajudou em determinado momento da vida?

Acontece que a pessoa que você está ajudando hoje, pode se tornar um milionário ou referência na área em que atua posteriormente.

Então, o escritor cita que podemos sempre ajudar o próximo quando possível, mas sem almejar algo, fazendo de coração.

Como outro escritor famoso da mesma linha de empreendedorismo e liderança diz, Napoleon Hill, o universo conspira a favor de quem coopera.

Estabelecer Relações Estreitas

Estabelecer relações estreitas

Não estamos falando de se tornar amigo próximo de todas as pessoas que você conhece, mas de tratá-las com respeito e proximidade.

Quer saber como?

Quantas pessoas em seu cotidiano lhe chamam pelo nome? As mais próximas? Os conhecidos? Seus colegas de trabalho?

Uma das formas de estabelecer essa maior proximidade está justamente em gravar o nome das pessoas com quem você se relaciona.

Do zelador ao presidente da empresa, como fazer amigos e influenciar pessoas se trata muito mais de um estilo de vida próspero do que uma receita pronta para o sucesso.

É algo natural, tratar todas as pessoas que estão ao seu redor como gostaria de ser tratado, estabelecendo relações mais estreitas.

Experimente a técnica de gravar e chamar as pessoas pelo nome, você verá nos olhos delas o quão se sentem importantes, notadas no meio em que vivem.

Demonstrar Interesse

Em um âmbito mais profissional e empreendedor, o locutor cita que o interesse pela fala é algo que além de influenciar, faz com que as pessoas o admirem.

Um exemplo claro citado nas páginas deste best-seller, é que muitas vezes o único fato de ouvir as pessoas já as deixam com uma marca sua.

Acontece que todos querem falar de si próprio, mas poucos querem ouvir.

Ao encontrarem alguém que realmente as escuta, se soltam, independentemente do assunto a ser tratado, é como se lhe conhecesse há anos.

Logo após, a visão que as mesmas possuem sobre você muda, e essa impressão é espalhada automaticamente as pessoas que estão no cotidiano dessa primeira.

Pois ela falará bem de você dentro do meio em que vive, e isso vai aumentando até que oportunidades apareçam sem que você perceba o motivo inicial.

Vivemos em uma Ligação Infinita

Seguindo a linha de raciocínio citada acima, o autor traz à tona algo simples, mas que muitas vezes não é percebido.

Nós vivemos em um looping infinito de informações, tratar bem uma pessoa hoje, poderá lhe trazer bons frutos no futuro com alguma pessoa que fazia parte do cotidiano dessa primeira.

As ações que você gera a alguma pessoa, são espalhadas através de seu mundo, sejam essas ações boas ou ruins.

Portanto, quando fizer algo, faça com amor e vontade, com um sorriso no rosto, pois como Carnegie afirma “sorria, você está sendo observado”.

Com a palavra, Dale Carnegie

E então, o que achou de conhecer as principais lições repassadas pelo livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie? Está com interesse em ler? Já fez a leitura de algum outro livro do autor?

Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo. Até a próxima!

Receba dicas exclusivas!