Dale Carnegie é a prova viva de que você pode ter uma vida inicialmente difícil, mas mudá-la por completo ao passar dos anos.

Conhecer a história desse escritor vai muito além de compreender sua vida, mas também em crescer em âmbitos financeiros e pessoais.

Apesar de já ter falecido, seus ensinamentos ainda percorrem todos os cantos do planeta por apresentarem resultados unidos a um estilo de vida único.

Acompanhe-nos nessa leitura e conheça um pouco mais sobre a vida de Dale Carnegie. Vamos lá:

Início humilde e trabalhador

Apesar de você conhecer a figura de Dale Carnegie como um grande instrutor, seu início não foi bem assim.

Assim como diversos outros nomes marcantes da história, Dale Carnegie teve um início humilde, trabalhando muito, mas que já mostrava o quão promissor era.

Nascido na cidade de Maryville, pequeno vilarejo do estado de Missouri, nos EUA, sua família era pouco abonada financeiramente.

Essa situação condicionou Carnegie a trabalhar duro desde cedo.

Apesar de ter que trabalhar na fazenda da família desde cedo, seus interesses em estudos eram notórios desde criança, quando lia em seu tempo livre.

Faculdade e primeiros empregos

Apesar de ter se formado na faculdade do estado de Missouri, Warrensburg, Carnegie trabalhou em empregos diversos.

Desde vendedor de toucinhos até mesmo banha de porco, vendedor de cursos por correspondência para fazendeiros, dentre outras ocupações.

Mas, a mudança de vida de Dale Carnegie estava por vir logo após seu último emprego ter lhe dado notoriedade, o de radialista.

Seria em 1912 que iria iniciar seus treinamentos sobre falar em público, o que viria a mudar a sua vida completamente.

Logo após ter ministrado seu primeiro treinamento, Dale Carnegie viu ali uma chance de subir consideravelmente na vida. Mas como esse curso surgiu?

A Filosofia do Sucesso

A Filosofia do Sucesso foi um estudo que perdurou por mais de 20 anos, coordenado por Napoleon Hill.

Napoleon Hill foi um dos maiores estudiosos do meio empreendedor de todo o mundo.

Dedicou 20 anos de sua vida ao estudo da vida de pessoas que obtiveram não somente sucesso financeiro, mas também nos âmbitos social e pessoal.

Buscando dessa forma estabelecer relações, caminhos que poderiam ser seguidos por quem realmente busca o sucesso por completo.

Dale Carnegie já se aproximava dos conhecimentos que possuía em entender as pessoas e sua perfeição em falar em público já era reconhecida.

Foi um dos convidados por Napoleon Hill para participar do estudo.

E a partir desse estudo, surgiu então a vontade de ministrar um curso próprio, um treinamento sobre a arte de falar em público e se relacionar com as pessoas.

Mal saberia que sua vida mudaria drasticamente, já que seus ensinamentos mudariam não somente a própria vida, mas a de milhares de pessoas que contratavam seus serviços.

Por que escolheu pela “arte de falar em público”?

Mas, se Dale Carnegie conheceu A Filosofia do Sucesso por dentro, então por que escolher somente por um pilar?

Apesar de possuir diversos livros falando sobre outros pilares, Carnegie sempre considerou trivial e primário a arte de falar em público.

Ele dizia que um bom vendedor ou um bom influenciador nunca ficaria sem dinheiro.

Então adaptou seu curso para que seus alunos pudessem usufruir ao máximo dessa premissa. Foi quando surgiu o Dale Carnegie Training.

Dale Carnegie Training

Iniciado no ano de 1912, o Dale Carnegie Training continuou um sucesso até mesmo depois de sua morte.

Atualmente, está presente em aproximadamente 97 países, tendo possuído mais de 9 milhões de alunos totalmente formados, com mais de 3 mil instrutores.

Sua filosofia do sucesso diz que se alguém sabe falar em público, então nunca ficará sem dinheiro, e consequentemente terá sucesso pessoal em sua vida.

O treinamento começou com a boa técnica de venda de Dale, mas em pouco tempo se mostrou ainda mais eficaz.

Isso porque ao passar dos anos, o principal vendedor de suas conferências se tornou os resultados de seus próprios alunos.

Tornou-se comum encontrar depoimentos de seus anos em suas conferências, apresentando resultados e relatos pessoais sobre o quanto o treinamento havia lhe ajudado.

Portanto, podemos concluir que os ensinamentos de Dale retirados da Filosofia do Sucesso realmente convertiam bem.

Posteriormente, lançou seu livro mais conhecido, em 1936, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, que se trata de um resumo de seu próprio curso, como o próprio autor cita.

E então, já conhecia sobre a história do autor?

Obras de Dale Carnegie

Caso tenha se interessado pelos escritos do senhor Carnegie, leia abaixo uma pequena lista com suas obras principais, e busque conhecimentos através dos mesmos.

Indicamos a leitura de todos, sem exceção, já que cada um pode se encaixar de maneira diferente a partir do momento em que você está vivendo. Leia:

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas;
  • Como Evitar Preocupações e Começar a Viver;
  • O Líder em Você;
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios;
  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho;
  • Administrando Através das Pessoas;
  • Lincoln – Esse Desconhecido;
  • Como Venceram os Grandes Homens;
  • Como Falar Facilmente.

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo. Até a próxima!