Conhecer o real Significado de Resiliência é entender o motivo da importância que ela possui em nossas vidas, tornando-nos cocriadores de nossa própria existência e propósito de vida.

Olá, tudo bem?

Hoje falaremos um pouco melhor sobre o significado de resiliência, algo importantíssimo e que se fala cada vez mais em tempos que o propósito de vida é mais importante que obrigações cotidianas sem fundamento.

Trata-se de entender o motivo de um líder continuar liderando, mesmo em meio a um caos generalizado que possa vir a acontecer.

Portanto, caso queira conhecer o real Significado de Resiliência e também saber como desenvolvê-la em sua vida, acompanhe-nos até o final e deixe um comentário.

Afinal, sua opinião é de suma importância para nós. Sem maiores delongas, vamos lá.

Leia conosco!

O que é Resiliência?

Significado de Resiliência

Significado de Resiliência

Bom, agora que já lhe introduzimos ao conteúdo principal, está na hora de conhecer um pouco mais sobre o significado de resiliência, tanto de forma literal quanto prática.

Em tradução literal, o significado de resiliência é:

“Propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

Ou então:

“Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”

Em poucas palavras, uma pessoa resiliente é aquela que passa por problemas que podem desestruturar totalmente a sua base, mas possuem a capacidade de se recomporem.

Apesar de o significado levar a expressão “capacidade de se recobrar facilmente”, sabemos que não funciona bem assim, nem sempre este é um processo fácil.

Mas, é necessário.

O primeiro passo para a solução de um problema é aceitá-lo como verdade, e logo após ir em busca de soluções que sejam suficientes para restabelecerem a ordem.

Sabemos que pode ser uma luta muito mais emocional do que física quando passamos por grandes problemas, principalmente na vida de liderança, podemos ficar profundamente abalados.

Mas, pessoas resilientes mostram como a necessidade que isso se dá através de grandes problemas que já passaram.

Ponto de Inflexão

Ponto de Inflexão

Dentro do mundo do empreendedorismo podemos citar o grande líder Flavio Augusto, fundador e CEO da gigante WiseUp, rede de escolas de inglês.

A empresa referência nacional em ensino de língua inglesa, já passou por diversos problemas.

Em seus livros, aos quais já citamos em nossa publicação exclusiva sobre Livros de Liderança, ele conta sobre seus principais problemas enfrentados, a dificuldade de encará-los, mas a necessidade de ser resiliente que se fez presente.

Portanto, é bom que aprendamos tanto o significado de resiliência, quanto a sermos resilientes em ambas as esferas da vida.

Continue lendo!

Como Desenvolver a Resiliência?

Desenvolva a sua resiliência

Desenvolva a sua resiliência

Mas, existem maneiras de desenvolver a resiliência principalmente dentro do mundo da liderança e dos negócios? Como fazer para agir de maneira forte em relação a problemas desestruturadores?

O seu caráter resiliente pode ser criado levando em conta os princípios do significado de resiliência, que são: entender o problema, passar por ele, aprender com o mesmo e levantar após a queda.

Esse processo pode ser aprendido de diversas formas, e independentemente se você é um líder ou não, aprendê-lo é necessário para seu processo de vida.

Portanto, siga as dicas para desenvolver resiliência que deixamos abaixo:

Leia rotineiramente

Em primeiro lugar, leia!

Além de estimular seu processo criativo, ler irá fazer com que você entenda o real significado de resiliência, entendendo mais sobre a história de vida de pessoas influentes.

Você entenderá como esses líderes passaram por problemas e quais os princípios levaram em conta para levantarem após a tempestade.

Evite pensar negativamente

Pensar positivamente demais pode acabar gerando problemas em futuro próximo, afinal, podemos acabar deixando de colocar na balança possíveis problemas que podem acontecer.

Mas, ser negativo nunca levou ninguém a nada.

Estudos empresariais mostram que toda equipe precisa ter um “pessimista” para encontrar os problemas e um “otimista” para acreditar na solução.

Busque ser um meio termo.

Então, pense sim nos problemas que podem vir a acontecer, mas aja rapidamente para resolvê-los e não foque somente neles. Focar somente nos mesmos lhe consumirá energia e também deixará você desacreditado.

Isso é totalmente o contrário do que o significado de resiliência propõe.

Perseverança e resiliência andam de mãos dadas

Quantos conhecidos seus são ótimos no que fazem, porém sempre vemos os mesmos sofrendo para ter sucesso? Já notou que muitos desistem no meio do processo?

Acontece que resiliência e perseverança são essenciais uma a outra, isso porque desistir nos primeiros percalços do caminho é ser o contrário de resiliente.

O ser humano resiliente passa pela pedra no caminho, aprendendo com seus erros e melhorando suas estratégias. Portanto, persevere!

Defina um propósito

Pessoas que não possuem um propósito de vida, na grande maioria das vezes, estão seguindo a manada em uma direção que nem elas mesmas sabem onde irá chegar.

Trabalham pelas contas e pagam contas para trabalhar. Dessa forma, desistem facilmente, e não sabem nem ao menos o significado de resiliência, porque para elas tanto faz.

Definir um propósito significa traçar metas, em busca de algo ou alguma realização pessoal que você sonha todo dia antes de dormir ou então enquanto almoça.

Quando amamos o que fazemos, desistir não é uma opção e a resiliência é nossa aliada.

Vença a vulnerabilidade comum

Vença a vulnerabilidade comum

E então, o que achou de conhecer melhor o significado de resiliência, seu peso em nossas vidas e também a aprender como desenvolvê-la em nosso cotidiano? Ficou com alguma dúvida em relação ao conteúdo? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Receba dicas exclusivas!