Os Tipos de Liderança se diferem entre si, apesar de que possuem diversos pontos semelhantes no conjunto da gestão.

Olá, tudo bem?

Sabia que nem todo tipo de liderança é benéfica para um grupo ou empresa? Sabia que pode até mesmo prejudicar seus resultados?

É necessário fazermos uma anamnese pessoal, entendendo o que podemos e o que devemos melhorar, seja a curto, médio ou longo prazo.

Isso porque a gestão de pessoas é necessidade básica para o bom funcionamento de uma equipe, tanto em convivência quanto em produtividade.

E então, quer conhecer os Tipos de Liderança, saber qual é o seu e onde deve melhorar? Acompanhe-nos até o final e deixe um comentário caso tiver algum dúvida.

Sem maiores, delongas, vamos lá. Leia conosco!

Qual a Importância de um Líder?

Qual a importância de um líder?

Qual a importância de um líder?

Antes de lhe mostrarmos os tipos de liderança presentes no mercado de trabalho e em outros segmentos, como a gestão de pessoas, vamos conversar um pouco sobre a sua importância.

O líder não é desenvolvido, ele nasce sendo líder. Apesar de muitas pessoas poderem desenvolver diversas habilidades que um líder possui.

Você, dono do seu próprio negócio, pode aprender a deixar de ser chefe e se tornar um líder para seus empregados.

Mas o que é um líder, qual sua importância dentro de um negócio, de uma empresa, de um time, equipe ou qualquer outra coisa?

O líder é aquele que motiva, mas não através de ordens, motiva através de exemplos e de força de vontade.

É aquela pessoa que você para, analisa e diz: bom, esse cara sim me motiva a fazer isso, ele já fez, e parece invencível.

Apesar dessa ideia de super herói, uma das características principais do líder em quaisquer tipos de liderança, é a volta a realidade.

Os tipos de liderança mostram que um verdadeiro gestor precisa mostrar aos seus seguidores que erros acontecerão, e isso é completamente normal.

Dessa forma, trabalhamos a virtude da resiliência, que é agir, levantar-se, não se deixar abater por qualquer queda e tentar novamente.

Ou seja, o líder é aquele que carrega sua equipe e motiva diariamente por meio de ações.

Tipos de Liderança

Tipos de liderança

Tipos de liderança

E quais são os tipos de liderança? Existe alguma que seja mais ativa em relação a outras? Qual delas mais se destaca?

Como você deve saber, não existe apenas um líder no mundo, existem tipos de liderança que diferem entre si.

Um dos maiores exemplos no mundo da liderança é o esporte, onde existe aquele capitão mais enérgico, e aquele mais “paz e amor”.

Mas, será que podemos separá-los por tipos de acordo com a forma que agem?

A resposta é sim. Então, acompanhe-nos e conheça os principais tipos de liderança no mundo dos negócios. Qual é o seu tipo?

Já adiantamos que: nem todos são bons. Leia conosco!

Liderança autocrática

Líder autocrático

Líder autocrático

Dentre os tipos de liderança, essa é aquela não recomendada em nenhum tipo de negócio ou outro ambiente.

Isso porque ela possui como centro o chefe, sendo o elemento que manda, distribui as ordens, e os funcionários apenas obedecem.

Aqui, os colaboradores da empresa possuem pouca ou quase nenhuma voz ativa, apenas obedecem e caso não façam isso, são demitidos.

É um tipo de liderança mais antigo, enraizada em práticas nada saudáveis para uma empresa.

Liderança liberal

Líder liberal

Líder liberal

Apesar de o nome parecer bom, seus resultados não são tão bons quanto o nome transparece a quem lê pela primeira vez.

É como se o grupo tivesse um líder, mas este não possui tanta voz ativa, e como o nome indica, o público age de forma mais liberal.

No início, a produtividade e resultados são ótimos, mas com o tempo a falta de um líder vai deixando tudo muito cômodo. É dessa forma que os resultados baixam a um nível não tão esperado, e a produtividade então, nem se fala.

Esse estilo tende a desenvolver um certo individualismo entre os membros e pouco respeito pelo líder.

Liderança democrática

Liderança democrática

Liderança democrática

A democracia vive e respira no auge de sua complexidade e participação, é considerado um dos melhores tipos de liderança que um ambiente de negócios pode receber.

Mas por que?

Basicamente, a ênfase está tanto no líder quanto no liderado, construindo juntos um local melhor para se trabalhar, produzir e viver.

O líder pede a opinião constantemente dos liderados, criando soluções em conjunto para problemas gerais.

O líder é focado na produtividade de seu grupo, mas também na qualidade de vida de cada um que completa a equipe por inteira.

Dessa forma, um ambiente colaborativo é gerado através de experiências trocadas, soluções criadas em grupo e respeito mútuo.

Esse é o tipo de liderança mais presente em novas startups, empresas jovens ou antigas que passaram por um processo de reformulação muito grande e hoje apresentam ótimos resultados em produtividade e gestão de pessoas.

Liderança coaching

Líder coaching

Líder coaching

O líder coaching é aquele famoso por suas diretrizes e principais formas de motivar seu público liderado.

Geralmente, faz parte de uma equipe contratada pelo patrão, buscando orientar melhor os seus empregados em seu cotidiano.

Está engajado na performance, ou seja, produtividade, buscando sempre oferecer melhores formas de pensamento, resultando em melhores trabalhos.

Liderança situacional

Líder situacional

Líder situacional

O líder situacional é considerado como um dos mais resilientes dentro dessa lista que estamos elaborando.

Isso porque, como o próprio nome indica, ele age de formas diferentes de acordo com a situação em que a empresa ou ambiente está vivendo.

Busca sempre as melhores soluções de acordo com o momento vivido, principalmente em questão de grupo ou equipe de trabalho.

E então, o que achou de conhecer um pouco melhor os tipos de liderança? Em qual delas seu perfil se encaixa melhor? Está afim de mudar um pouco seu método de liderança? Em qual está e para qual vai migrar?

Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Receba dicas exclusivas!